top of page
  • Youtube
  • Facebook

Biografia

Terra com conexões de dados

Biografia de: Luís Roxo

Luis Roxo.jpeg

Biografia Luís Roxo


   Luís Roxo, nasceu nesta existência em "Porto Cale", Portugal, na colina sobre o rio Mondego, cidade chamada pelos romanos de Emínio, mais tarde chamada do céltico Conímbriga, donde derivou o seu nome atual de Coimbra. Em 711 os mouros chegaram à Península Ibérica e a cidade passa a chamar-se Kulūmriyya, tornando-se num importante entreposto comercial entre o norte cristão e o sul árabe, com uma forte comunidade moçárabe. Em 871 torna-se Condado de Coimbra, mas apenas em 1064 a cidade é definitivamente reconquistada por Fernando Magno de Leão. Sabe-se ainda que Luís Roxo veio da Europa Central, dos Alpes, durante as migrações célticas da Idade do Ferro e eles chegaram à Península Ibérica, dando origem aos celtiberos e mais tarde chamados de lusitanos.

   Assim, Luís Roxo, revelou ter um talento para o ato da criação e o talento para a escrita, pintura e música. Ele considera que a arte e a criação é a sua forma de meditar, viver e respirar, evocando que todos somos pequenas partículas com alma, que pertence ao corpo dos Criadores; por isso, busca a trilogia do espírito e da criação, através do som que nasceu antes do Universo, depois nasceu a palavra e a paisagem pictórica que vibra fazendo nascer as aves no céu e as árvores na terra. Som esse, nota a nota, uma a uma, que compõem a sinfonia da vida. Aqui ficam fragmentos por onde Luís Roxo pisa suavemente em silêncio o espaço, o tempo ilusório, os mundos invisíveis e o interminável infinito do universo, uma sinfonia que compõem as galáxias uma a uma.

   Desde 1981, entre exposições de pintura, eventos de poesia, lançamentos de livros, performance artísticas e música, na comunicação social tanto escrita em jornais regionais como nas rádios primeiramente em FM e depois web rádio, Luís Rôxo acaba por fundar em 2021 a TVR Cultura com sede no Brasil e Portugal, televisão e rádio que divulga novos artistas independentes do mundo inteiro e promove também espetáculos de letras e artes. Em 2023 cria a revista de literatura Poetura, Poetas e Escritores independentes, referência primeira na história da literatura nos países Lusófonos e também passando a Poetura Editorial publicando autores independentes.

   E finalmente, em 2024, Luís Roxo cria o Instituto Iluminar, instituição dedicada à exploração e integração dos grandes temas que moldam a existência humana: ciência, espiritualidade, filosofia e os mistérios cósmicos, sabendo que na sua mitologia os celtas vieram das terras de Thule , continente chamado de mágico, sendo Luís Roxo um pesquisador e estudioso fervoroso e impetuoso  das sabedorias egípcias hermeticas de thoth e  Hiperbóreas, esta última uma ciência Gnóstica que permite ao Espírito se libertar das correntes da matéria e retornar à sua Origem.
 

© 2025 por luis roxo. Orgulhosamente criado por: POETURA/Portugal/CEE/Brasil

bottom of page